LENTES DE CONTATO
As lentes de contato podem ser usadas para fins estéticos ou para tratamento médico. Atualmente, seu maior emprego é para fins estéticos, seja para mudar a cor dos olhos ou na substituição dos óculos, por ser uma forma eficiente de corrigir a visão. Por isso, não nos surpreende que cerca de 77 milhões de pessoas tenham trocado seus óculos por lente de contato, no mundo inteiro. Entretanto, vale lembrar que nem todos os pacientes podem ou são bons candidatos ao uso de lentes de contato. É o oftalmologista que deve avaliar quem está apto e, através de exames específicos, definir o grau, a curvatura e também o melhor tipo de lente a ser adaptada.
As lentes de contato são corpos estranhos dentro dos olhos, e podem causar danos graves à visão, de modo que a segurança de seu uso depende do acompanhamento médico especializado e da obediência às orientações recebidas. Como exemplos de complicações do mau uso de lentes de contato, podemos citar ceratites, edemas, úlceras, infecções e deformidades na córnea. É comum ouvir dos pacientes que eles usam as lentes de forma irregular e abusiva há anos e nunca aconteceu nada. Isso não é regra, ou muito menos "sorte". O que acontece é que normalmente a córnea vai sofrendo aos poucos, até que num determinado momento ela manifesta os sintomas de intolerância ao uso abusivo.
Alguns fatores como olho seco, alergias oculares, uso de maquiagem, poluição, ambiente com ar condicionado ou uso excessivo de computador podem dificultar a adaptação ao uso de lentes de contato.
Por fim, vale reforçar a idéia de que o uso de lentes de contato, se feito de forma correta e bem assitido pelo seu oftalmologista, só tem a contribuir para um ganho de qualidade de vida e bem estar.
Os tipos de lentes de contato podem ser divididos por material, função, tempo de uso e desenho.
POR MATERIAL
GELATINOSAS HIDROFÍLICAS
São lentes fabricadas com material que absorve água. O oxigênio alcança a córnea através de seus poros. O índice de permeabilidade ao oxigênio varia de acordo com a hidratação e espessura das lentes de contato.
GELATINOSAS DE SILICONE-HIDROGEL
Permite uma oxigenação corneana 3 a 6 vezes maior do que as lentes hidrofílicas. O silicone permite alta permeabilidade ao oxigênio.
HÍBRIDAS
Podem ser de dois tipos, de centro rígido e uma zona periférica gelatinosa e também toda a lente rígida, mas envolta em uma película gelatinosa em volta de toda a lente.
RÍGIDAS GÁS-PERMEÁVEIS (RGP)
São feitas de combinações de polímeros de polimetilmetacrilato com polímeros de silicone e flúor, que permitem a passagem do oxigênio. São muito menos agressivas à córnea quando apresentam alto Dk, isto é, alta pemeabilidade do material ao oxigênio, permitindo que ela se mantenha saudável e transparente.
RÍGIDAS PMMA (NÃO GÁS-PERMEÁVEIS)
Uma das primeiras lentes rígidas a entrar no mercado. São fabricadas em Polimetilmetacrilato, um material plástico impermeável à passagem do oxigênio.
POR FUNÇÃO
CORRETIVAS
Corrige erros de refração como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.
COSMÉTICAS
Lentes coloridas (pintadas) que podem ser usadas com fins estéticos e com indicação terapêutica para Albinos e portadores de aniridia.
As lentes de contato filtrantes (colorida não pintada) são utilizadas para disfaçar cicatrizes corneanas, diminuir a fotosensibilidade e intensificar a cor dos olhos.
CORRETIVO-COSMÉTICAS
Lentes coloridas (pintadas) que podem ser usadas para corrigir o erro refrativo, além de mudar a cor dos olhos.
TERAPÊUTICAS
Servem para tratar distúrbios não-refrativos do olho, como a ceratopatia bolhosa, pós-operatórios de cirurgia refrativa (LASIK, PRK, PTK).
POR TEMPO DE USO
USO DIÁRIO
Pode ser usada por um número limitado de horas por dia.
USO PROLONGADO
Pode ser usada por um número ilimitado de horas, mas não para dormir.
USO CONTÍNUO
Pode ser usada para dormir, mas deve ser retirada periodicamente para limpeza.
USO FLEXÍVEL
Pode ser usada por um número ilimitado de horas e eventualmente para dormir.
USO OCASIONAL
Pode ser usado ocasionalmente, uso social ou esportivo.
POR DESENHO
ESFÉRICAS
São as lentes mais comuns, que servem para corrigir miopia e hipermetropia.
ASFÉRICAS
São lentes que também corrigem a hipermetropia e a miopia, principalmente em graus altos. O objetivo destas lentes é reduzir ou eliminar as aberrações causadas pelos desvios indesejados dos raios luminosos (deformação da imagem ou embaçamento), que ocorre com lentes esféricas. Com isso amplia-se o campo de visão e permite-se um maior conforto visual.
TÓRICAS
São lentes esferocilíndricas (lente esférica e cilíndrica somadas) usadas para a correção do astigmatismo. Usadas normalmente para correção de astigmatismo maior do que 1D (grau), não corrigidos por lentes esféricas/asféricas.
Como deve ser feita a manutenção e higiene das lentes de contato?
O primeiro passo é a higiene das mãos. Antes de tocar nas lentes de contato, recomenda-se lavar as mãos com sabão neutro e secá-las em toalhas que não soltem fiapos, para evitar que estes grudem nas lentes. As unhas também devem estar sempre aparadas e limpas.
A higiene do estojo é tão importante quanto à higiene das mãos. Deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana, com água morna e sabão neutro, usando uma escovinha exclusiva para isso (pode ser uma escova de dente). O estojo deve secar ao e, depois de seco, guardado fechado e em lugar ventilado, evitando deixá-lo em cima da pia do banheiro. É recomendado que o estojo seja descartado a cada seis meses, evitando assim acúmulos de partículas e formação de germes.
A limpeza e das lentes de contato deve ser feita diariamente, mesmo que as lentes não sejam usadas todos os dias, com soluções limpadoras que serão indicadas pelo seu oftalmologista, de acordo com o seu tipo de lente contato. A solução do estojo deverá ser trocada diariamente, e não pode ser reaproveitada.
DÚVIDAS COMUNS
É necessário exame oftalmológico completo mesmo para pacientes que enxergam bem e vão usar lentes coloridas sem grau. Lembre-se de que ela será usada na superfície corneana como outra lente qualquer.
Não é recomendável que se empreste a lente de contato, seja ela colorida sem grau ou não. A lente de contato é de uso pessoal. Existem algumas doenças que podem ser transmitidas por secreções corporais.
O descarte das lentes de contato descartáveis ou com troca programada deve ser feito de acordo com a orientação médica especializada.
Nem todo paciente pode dormir com as lentes de contato, mesmo que elas sejam de uso contínuo. Esta orientação deverá ser dada pelo seu oftalmologista, através de avaliação individual.
A idade para iniciar o uso de lentes de contato deve ser avaliada pelo médico especialista, não tendo uma idade mínima padrão.
A lubrificação da superfície ocular deve ser contínua e regular independente de haver ou não sintomas de olho seco. A medicação mais adequada deve ser indicada pelo oftalmologista, de acordo com cada paciente e tipo de lente a ser usada.
Todo paciente usuário de lentes de contato, seja ela de qualquer tipo, deve ter sempre à mão seus óculos, o estojo e a solução de limpeza para casos de emergência. Recomenda-se que as lentes sejam retiradas tão logo causem desconforto ocular, e o oftalmologista informado imediatamente, a fim de evitar danos oculares mais graves.
Não deve ser usada saliva (cuspe) para limpeza das lentes, seja a condição que for.
|